Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Linhas de Pesquisa
Início do conteúdo da página

Linhas de Pesquisa

Publicado: Segunda, 26 de Março de 2018, 09h51 | Última atualização em Terça, 26 de Maio de 2020, 23h07

As quatro linhas de pesquisa do Propemm dividem-se em duas grandes áreas: Propriedades Físicas e Químicas dos Materiais e Tecnologia e Processos de Fabricação. Confira abaixo o detalhamento de cada uma delas.

Área A: Propriedades Físicas e Químicas dos Materiais

1 - Propriedades Mecânicas do Materiais

Um dos pontos desta pesquisa será estabelecer os métodos para determinar as propriedades mecânicas e caracterizar novos materiais nas condições especificadas pelas normas. Esta linha de trabalho estará relacionada ao processamento dos materiais e os efeitos de elementos de liga nas propriedades mecânicas. Cabe ainda nesta linha de pesquisa o conhecimento das técnicas de microscopia eletrônica para se obter informações sistemáticas que contribuam para consolidar os aspectos experimentais envolvidos na caracterização e desenvolvimento de novos materiais.

Esta linha de pesquisa estudará os seguintes temas:

- Propriedades Mecânicas dos Materiais Metálicos: Tem o objetivo de estudar a influência de diferentes parâmetros e da forma de processamento nas propriedades mecânicas e  na micro-estrutura dos metais.

Professores:

  • Prof. Dr. Adonias Ribeiro Franca Júnior
  • Prof. Dr. André Itman Filho
  • Prof. Dr. Armando Marques
  • Profa. Dra. Viviane Azambuja Favre-Nicolin

- Propriedades Mecânicas dos Materiais Cerâmicos, Poliméricos e Compósitos: Tem o objetivo de estudar a influência de diferentes parâmetros e da forma de processamento nas propriedades mecânicas e na microestrutura dos materiais cerâmicos, poliméricos e compósitos.  Serão feitos estudos sobre o processamento destes materiais correlacionados à termodinâmica de formação, fundamentos de processo e outras variáveis que influenciam a fabricação e as proproedades destes materiais.

Professores:

  • Prof. Dr. André Gustavo de Souza Galdino
  • Prof. Dr. Pedro Vitor Morbach Dixini
  • Profa. Dra. Viviana Possamai Della Sagrillo

 

2 - Tratamentos dos Materiais e Tribologia

Esta linha de pesquisa tem o objetivo de estudar as transformações de fases que ocorrem em processos difusivos e não-difusivos; determinar experimentalmente os diagramas de fases e curvas de temperatura e tempo de transformação, otimizando os ciclos térmicos. Outro objetivo é estudar o comportamento superficial de componentes para aumento de desempenho em condições de solicitação extrema de atrito, corrosão, desgaste e oxidação.

Esta linha de pesquisa estudará os seguintes temas:

- Engenharia de Superfícies e TribologiaAbordará experimentalmente, com o  auxílio de ensaios e de técnicas de análise de superfícies, os processos de corrosão, deposição ou de modificação superficial assistidos por plasma, laser, feixe de íons ou de elétrons, estabelecendo correlações entre o processamento, a microestrutura e as propriedades físicas dos materiais modificados superficialmente ou dos conjuntos filme/substrato obtidos. Constitui-se também objeto de estudo desta linha de pesquisa a análise do comportamento tribológico (aderência, atrito e desgaste) de recobrimentos duros ou de superfícies modificadas e de usinagem dos metais.

Professores responsáveis:

  • Prof. Dr. Adonias Ribeiro Franco Júnior
  • Prof. Dr. André Itman Filho
  • Prof. Dr. Armando Marques
  • Profa. Dra. Viviane Azambuja Favre-Nicolin

- Tratamentos Térmicos e Termoquímicos: Tem o objetivo de estudar as transformações de fases que ocorrem em processos difusivos e não-difusivos; determinar experimentalmente os diagramas de fases e curvas de temperatura e tempo de transformação, otimizando os ciclos térmicos. Outro objetivo é estudar o comportamento superficial de componentes para aumento de desempenho em condições de solicitação extrema de atrito, corrosão, desgaste e oxidação. Procura-se manter uma forte interação com as instituições de pesquisa e as empresas do setor metal-mecânico.

Professores responsáveis:

  • Prof. Dr. Adonias Ribeiro Franco Júnior
  • Prof. Dr. André Itman Filho
  • Profa. Dra. Viviane Azambuja Favre-Nicolin

 

Área B: Tecnologia e Processos de Fabricação

1 - Processos e Etapas de Fabricação de Metais e Suas Ligas:

O objetivo desta linha de pesquisa é desenvolver processos para fabricação de aços e ligas não ferrosas para atender as propriedades físicas exigidas pela demanda de mercado. Os estudos são focados no controle da adição de elementos de ligas e da composição química na etapa de fusão, modificação do processo de refino, conformação mecânica por meio de forjamento e laminação e nos tratamentos termomecânicos dos materiais elaborados. Neste contesto, esta linha de pesquisa proporciona diferentes metodologias no desenvolvimento das ligas estendendo-se desde o refino primário até a produção de produtos semi-acabados com propriedades físicas adequadas ao atendimento das normas técnicas, considerando os princípios da tecnologia sustentável, autilização de resíduos e as relações do ambiente com a sociedade.

Esta linha de pesquisa envolve os seguintes temas:

- Resíduos Sólidos Industriaisvisa a utilização de resíduos industriais, principalmente os resíduos siderúrgicos e os gerados no beneficiamento de rochas ornamentais, nas seguintes aplicações: fabricação de aço, fabricação de ligas não-ferrosas, fabricação de ferro-gusa e fabricação de materiais cerâmicos e compósitos.

Professores responsáveis:

  • Prof. Dr. André Gustavo de Souza Galdino
  • Prof. Dr. Estéfano Aparecido Vieira
  • Prof. Dr. José Roberto de Oliveira
  • Prof. Dr. Pedro Vitor Morbach Dixini
  • Prof. Dr. Ramiro da Conceição Nascimento
  • Profa. Dra. Viviana Possamai Della Sagrillo

- Desenvolvimento de Ligas MetálicasEstudar as diferentes etapas de fabricação de aço e de ligas não ferrosas como o pré-tratamento de gusa, refino primário e refino secundário, assim como os diferentes processos: pneumático, elétrico e os novos processos como o HISMELT. Serão estudados também as etapas de dessiliciação, dessulfuração, desfosforação, desgaseificação e eliminação de inclusões de ferro-gusa e aço. Tem por objetivo também estudar a fabricação de ligas não ferrosas procurando desenvolver novos processos e otimizar os já existentes, além de utilizar matérias primas alternativas melhorando a eficiência da remoção de impurezas, diminuição da geração de escória e obtenção de propriedades mecânicas melhoradas associadas à redução dos custos de produção.  Será também estudado a utilização de resíduos, em substituição ás matérias-primas convencionais. Em todas etapas, será utilizada a ferramenta de Termodinâmica Computacional, na realização dos cálculos de equilíbrio e demais cálculos termodinâmicos.

Professores responsáveis:

  • Prof. Dr. Estéfano Aparecido Vieira
  • Prof. Dr. Ramiro da Conceição Nascimento
  • Prof. Dr. José Roberto de Oliveira

- Simulação e Modelagem de Processos Industriais: Tem a finalidade de desenvolver modelos matemáticos e empíricos e realizar simulações de processos industriais como a laminação de aços e ligas, processos de redução e refino de metais, processos envolvendo termodinâmica e balanços térmicos, além de elaborar modelos matemáticos para análises da microestrutura e propriedades mecânicas dos materiais.

Professor responsável:

Prof. Dr. José Roberto de Oliveira

  • Prof. Dr. José Roberto de Oliveira
  • Prof. Dr. Marcelo Lucas Pereira Machado

2 - Redução e Aglomeração de Matérias-primas

Esta linha de pesquisa está relacionada ao estudo dos diferentes processos de redução e aglomeração de matérias-primas, tais como minério de ferro, resíduos siderúrgicos e de rochas ornamentais, visando sua utilização no processo de vários tipos de materiais entre eles ferro e aço.

Professores responsáveis:

  • Prof. Dr. Estéfano Aparecido Vieira
  • Prof. Dr. José Roberto de Oliveira
  • Prof. Dr. Pedro Vitor Morbach Dixini
  • Prof. Dr. Ramiro da Conceição Nascimento
registrado em:
Fim do conteúdo da página