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Matrícula/Rematrícula

Publicado: Sexta, 14 de Janeiro de 2022, 10h06 | Última atualização em Terça, 27 de Fevereiro de 2024, 17h08

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Descrição:

- A matrícula é um procedimento destinado para alunos/as ingressantes regulares ou alunos de disciplinas isoladas (especiais).
- A matrícula é um procedimento requerido pelo/a candidato/a aprovado/a em Processo Seletivo, de forma online (via e-mail), para a Coordenadoria de Registros Acadêmicos dos Cursos Superiores do Campus Vitória (CRA-S).


Passo 1: 

- O/A candidato/a deve enviar para matriculasuperior.vi@ifes.edu.br, conforme datas do Calendário Acadêmicoos documentos discriminados abaixo:
a) Requerimento de matrícula;
b) Formulário de aceite de orientação e indicação de disciplinas para matrícula - presente no Anexo do Edital do Processo Seletivo. Somente para alunos regulares (digitalizado formato .pdf);
c) Diploma de graduação (digitalizado formato .pdf) - Serão aceitos documentos provisórios que comprovem a data da colação de grau anterior ou igual à data da matrícula;
d) Histórico escolar da graduação (digitalizado formato .pdf);
e) Título de eleitor para maiores de 18 (dezoito) anos de idade e comprovante da última votação, podendo ser substituída pela certidão de quitação eleitoral emitida pelo site do Tribunal Superior Eleitoral (digitalizado formato .pdf);
f) Certificado de reservista ou dispensa ou isenção, no caso de candidatos do sexo masculino, maiores de 18 (dezoito) anos e até 31 de dezembro do ano em que o brasileiro completar 45 anos (digitalizado formato .pdf);
g) Certidão de nascimento ou casamento, dependendo do estado civil (digitalizado formato .pdf);
h) Certidão de registro do consulado, para estrangeiros (digitalizado formato .pdf);
i) Registro nacional de estrangeiros – visto permanente (digitalizado formato .pdf);
j) Carteira de identidade (digitalizado formato .pdf);
k) Cadastro de pessoa física – CPF (cópia legível);
l) 01 (uma) foto 3x4, de frente, recente e colorida, com o nome do candidato e o curso no verso, escrito em letra de forma e à tinta (digitalizado formato .jpg);
m) Parecer final da Comissão Permanente de Ações Afirmativas na Pós-Graduação, para os casos de reservas de vagas para pessoa com deficiência (PcD) e para autodeclarados pretos, pardos e indígenas (PPI) (digitalizado formato .pdf).

Passo 2:

- A CRA-S efetivará o procedimento e assim que a matrícula no curso for homologada, os dados pessoais do/a estudante são inseridos no Sistema Acadêmico Institucional e é gerado um número de matrícula, pela CRA-S.
- A CRA-S fará contato com o candidato/a via e-mail caso tenha alguma ajuste.

 

Importante:

a) É dever de todos/as aluno/as apresentarem na CRA-S, até o término do curso, todos os documentos originais enviados por e-mail no ato da matrícula. Isso é obrigatório para a CRA-S validar que todos os documentos apresentados conferem com o original.
b) Para os/as alunos/as especiais a matrícula será obrigatória na/s disciplina/s escolhida/s durante o Processo Seletivo.



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- A rematrícula é um procedimento destinado a alunos/as já pertencentes ao Propemm como alunos/as regulares.
- A Rematrícula de todos os Cursos de Pós-Graduação do campus Vitória, prevista em calendário acadêmico, é realizada on line, via Sistema Acadêmico Institucional ou E-mail, de acordo com a respectiva etapa. Segue abaixo o procedimento:


Passo 1:

1ª etapa matrícula online (para Disciplinas do horário do semestre):
- Etapa em que é realizado a matrícula em componentes curriculares/disciplinas ofertados/as no semestre, conforme as opções disponibilizadas no horário do semestre letivo;
- O/A aluno/a solicita a matrícula via Sistema Acadêmico, conforme data/s do Calendário Acadêmico;
- A CRA-S irá processar todas as solicitações de matrículas e divulgar o Resultado da 1ª etapa matrícula online no Sistema Acadêmico, conforme data/s do Calendário Acadêmico.
ou
1ª etapa matrícula online (para a disciplina "Elaboração de Dissertação"):
- Mesmo que o/a aluno/s já tenha cumprido todas as disciplinas ou todos os créditos, deve-se matricular na disciplina "Elaboração de Dissertação", pois necessita manter seu vínculo com o Ifes;
- O/A aluno/a solicita a matrícula via e-mail ao Protocolo Acadêmico, pacad.vi@ifes.edu.br, preenchendo todos os campos do Formulário 1, informando o nome do/a orientador/a.

 

Passo 2:

2ª etapa matrícula onlineEsta segunda etapa é feita ajustes de matrícula.
- Requerimento de matrícula em componentes curriculares obrigatórios, optativos e eletivos. O/A professor/a) orientador/a acompanha o processo, auxiliando o/a estudante na escolha dos componentes curriculares optativos mais apropriados à sua linha de pesquisa;
- O/A aluno/a solicita a matrícula via Sistema Acadêmico, conforme data/s do Calendário Acadêmico;
- A CRA-S irá processar todas as solicitações de matrículas e divulgar o Resultado da 1ª etapa matrícula online no Sistema Acadêmico, conforme data/s do Calendário Acadêmico.

 

Passo 3:

3ª etapa matrícula onlineNesa última etapa pode-se realizar exclusão de alguma disciplina das etapas anteriores.
- O/A aluno/a solicita a matrícula via e-mail ao Protocolo Acadêmico, pacad.vi@ifes.edu.br, preenchendo todos os campos do Formulário 1, informando o nome do/a orientador/a.

 

Importante:

a) É dever de todos/as aluno/as apresentarem na CRA-S, até o término do curso, todos os documentos originais enviados por e-mail no ato da matrícula. Isso é obrigatório para a CRA-S validar que todos os documentos apresentados conferem com o original.

✅ Em caso de dúvidas em relação a matrícula ou rematrícula, favor entrar em contato com Coordenadoria de Registros Acadêmicos dos Cursos Superiores do campus Vitória (CRA-S) pelo endereço de e-mail: matriculasuperior.vi@ifes.edu.br.

✅ Outras informações consulte o Guia do Estudante de Pós-Graduação.

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