Ir direto para menu de acessibilidade.
PT EN FR DE SL ES
Página inicial > Notícias > Lançado Edital para criação do CHAPTER IFES/AIST - Programa de Mobilidade Acadêmica do Ifes
Início do conteúdo da página

Publicado: Quarta, 30 de Agosto de 2023, 12h04 | Última atualização em Quinta, 30 de Novembro de 2023, 11h19

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Materiais e Metalurgia - Propemm do Instituto Federal do Espírito Santo - Ifes anuncia o lançamento do edital para a criação do CHAPTER IFES em parceria com a Association for Iron & Steel Technology - AIST. Essa iniciativa faz parte do Programa de Mobilidade Acadêmica e visa fortalecer a internacionalização do programa, proporcionando inúmeras vantagens aos participantes.

O CHAPTER IFES, como uma seção brasileira da AIST, oferece aos alunos membros a oportunidade de se beneficiarem de diversas vantagens. Isenção da taxa de inscrição no prestigiado Congresso AISTech, auxílio financeiro de 250 dólares, e a afiliação a quatro outras renomadas associações americanas são algumas das vantagens concedidas aos membros do CHAPTER.

O edital segue as diretrizes do EDITAL PRPPG 14/2023 (SELEÇÃO INTERNA SIMPLIFICADA DE ESTUDANTES E DOCENTES PERMANENTES DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU DO IFES PARA MOBILIDADE ACADÊMICA INTERNACIONAL), que destina recursos de R$ 25.000,00 por programa para apoiar ações de internacionalização. O Propemm prioriza a criação do CHAPTER IFES, bem como oferece suporte a alunos e professores para participação no Congresso AISTech 2024.

O edital selecionará até 15 alunos para receberem a taxa de associação à AIST, colaborando para a formação do CHAPTER IFES. Além disso, até 2 alunos serão selecionados para receber apoio financeiro destinado a cobrir despesas de passagem, hospedagem e alimentação durante o Congresso AISTech 2024, com um limite de R$ 11.000,00 por aluno.

Caso não haja alunos inscritos, o edital ainda oferece a oportunidade de selecionar até 2 professores do Propemm, que receberão suporte financeiro para participar de Congressos Internacionais ou atuar em instituições de ensino superior no exterior, com um limite de R$ 11.000,00 por professor.

Essa iniciativa marca um avanço significativo na internacionalização do Propemm e do Ifes, fortalecendo a presença global do programa e abrindo portas para uma troca valiosa de conhecimentos e experiências. A parceria com a AIST reforça o compromisso mútuo de promover o avanço no campo da Metalurgia e Materiais, proporcionando aos alunos e professores do Propemm acesso a uma rede global de oportunidades.

Os interessados em participar podem encontrar o edital completo em e devem seguir as instruções para inscrição até [inserir data]. Dúvidas podem ser esclarecidas entrando em contato com propemm@ifes.edu.br.

Acesse o Edital aqui.

registrado em: