Página inicial > Notícias > Arinter aplicará teste de proficiência (Prolin)

Arinter aplicará teste de proficiência (Prolin)

Publicado: Sexta, 06 de Outubro de 2023, 16h10 | Última atualização em Sexta, 06 de Outubro de 2023, 16h11

Entre 18/10 e 20/10/2023 a Assessoria de Relações Internacionais do Ifes (Arinter), aplicará o PROLIN - Teste de Proficiência em Língua Inglesa.

Os alunos interessados em realizar a prova de proficiência em língua inglesa Prolin-Ifes devem preencher seus dados no formulário on-line abaixo.

LINK DE INSCRIÇÃO: https://forms.gle/fVMAGEipcmoKVXgm9

Este formulário de inscrição estará aberto até o dia 14/10/2023, para inscrição exclusivamente dos alunos da pós-graduação stricto sensu do Ifes.

Para se inscrever, lembramos algumas regras já previamente informadas na reunião do dia 25/08/2023:
1. Podem participar da avaliação Prolin os alunos que, no momento da inscrição, já tenham concluído no mínimo 25% da carga horária total do curso de pós-graduação em que esteja inscrito no Ifes.
2. Aluno que não lograrem êxito na avaliação (a partir de 60 pontos em 100) só poderão se inscrever no Prolin novamente em outubro de 2024.
3. A avaliação será ofertada exclusivamente para os programas stricto sensu do Ifes e sua declaração não poderá ser utilizada para outro fim.
4. Só será emitida declaração para o(a aluno(a) que alcançar a partir de 60 pontos (em 100).
5. O resultado da avaliação (apenas para quem alcançou a partir de 60 pontos) será enviado até o dia 07/11/2023. Este será enviado via Sipac para você e para o programa stricto sensu que você estuda. Muita atenção quanto ao e-mail que você tem cadastrado no Sipac. É para este que o resultado será enviado.
6. No momento da avaliação, você precisará de FONE DE OUVIDO e ATIVAR SUA CÂMERA. Certifique-se de que está funcionando antes da avaliação.

DATAS DAS APLICAÇÕES PROLIN:

Alunos Profqui e Educimat
Quarta (18/10), das 19 às 21h - Lab 405, bloco B – Campus Vila Velha (trazer o notebook e fone de ouvido)
Sexta (20/10), das 16 às 18h - Lab 405, bloco B – Campus Vila Velha (trazer o notebook e fone de ouvido)

Alunos PPGA
Sexta (20/10), das 16 às 18:00h - sala 1 do PPGA - Campus Alegre (trazer o notebook e fone de ouvido)

Alunos PPGTECS e PROPEMM
Sexta (20/10), das 16 às 18:00h - Sala dos Mestrados - Campus Vitória (trazer o notebook e fone de ouvido)

Alunos PROPECAUT
Quarta (18/10), das 19 às 21h - sala 503 Bloco 5 - Campus Serra - (trazer o notebook e fone de ouvido)

“Proficiência” entre tantos significados, além de “pleno conhecimento sobre determinado assunto”, de acordo com o dicionário online Michaelis, também designa um elevado grau de competência em uma certa habilidade ou área do saber.
O teste de proficiência em inglês do PROLIN-IFES consiste em uma junção de três habilidades: leitura, escrita e compreensão oral, atestando as competências em língua inglesa de acordo com o Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas - CEFR. A avaliação dura em média duas horas, com questões que exploram essas habilidades e classifica o aluno de acordo com seu nível de proficiência.
Na SEÇÃO I do exame, o aluno será avaliado com questões objetivas gerais que envolvem, conhecimento gramatical, interpretação de texto e leitura técnica. Na SEÇÃO II, o aluno redigirá um writing sobre determinado assunto com um mínimo de 250 palavras. Na SEÇÃO III o aluno assistirá um vídeo e responderá a questões relacionadas a este vídeo.

De acordo com o CEFR a proficiência do aluno será classificada em:
- Acertou 100% da avaliação: C1
- Entre 99% e 70% da avaliação: B2