Página inicial > Notícias > Pesquisa desenvolvida por professores do Propemm ganha prêmio internacional

Pesquisa desenvolvida por professores do Propemm ganha prêmio internacional

Publicado: Sábado, 09 de Março de 2024, 11h27 | Última atualização em Quarta, 10 de Abril de 2024, 08h07

Pesquisa desenvolvida por professores e alunos do Propemm recebe prêmio em importante evento internacional de ferro e aço...

O artigo "Use of CaO-Al2O3 Synthetic Slag on EAF Tapping for Steel Desulfurization” alcançou um feito inédito: foi o primeiro artigo científico nacional a ganhar o “Ladle & Secondary Refining Best Paper Award” do Congresso AISTech 2023, realizado em Detroit (EUA), pela Association for Iron & Steel Technology (AIST).

O artigo foi produzido a partir da dissertação “Desenvolvimento de Escórias à Base de CaO-Al2Opara dessulfuração de Aços no Vazamento do FEA”, do ex-aluno do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Metalúrgica e de Materiais (Propemm), Lucas da Silva Renato, orientado pelo Professor Dr. José Roberto de Oliveira, com a participação dos estudantes Raphael Mariano de Souza, Víctor dos Santos Dagostini, dos docentes do Ifes Estefano Vieira, Felipe Fardin Grillo e Jean Carlo Camasmie de Paola, da empresa Green Rocks.

O artigo trata da utilização de escórias sintéticas a base de CaO e Al2O3 para adequar a composição da escória gerada no vazamento do forno elétrico para melhorar a eficiência de dessulfuracão do aço. As escórias sintéticas foram produzidas com uma mistura de cal, como fonte de CaO e refratários de alumina como fonte de Al2O3.

A premiação será entregue no AISTech 2024 (https://www.aist.org/conference-expositions/aistech), que será realizado de 6 a 9 de maio, em Columbus, Ohio (EUA).

Segundo o coordenador do programa Prof. Estéfano Vieira este prêmio demonstra o comprometimento do PROPEMM em promover a internacionalização conforme as diretrizes da Capes e do IFES. Além disso, o reconhecimento dado pelo o AIST, a maior associação do setor siderúrgico da america, mostra que as pesquisas desenvolvidas por alunos, professores e colaboradores do PROPEMM possuem alta qualidade técnica.

premio